Publicada em edição impressa, site, newsletters, podcasts e clubes de leitura, a revista dos livros seleciona e divulga mensalmente cerca de duzentos lançamentos em mais de vinte áreas da produção editorial brasileira. Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, os textos são assinados por nomes de destaque da crítica e da cultura. Tendo o pluralismo e a bibliodiversidade como nortes editoriais, a Quatro Cinco Um busca misturar em sua pauta diferentes gerações, sensibilidades e pontos de vista. Projetos editoriais especiais focalizam temas relevantes, tais como cidades, democracia e justiça, literatura infantojuvenil, literatura japonesa, literatura francesa, literatura israelense e livros LGBTQIA+. Desde 2019, a revista publica duas vezes por mês o 451 MHz, primeiro podcast da imprensa profissional dedicado exclusivamente a livros. Além dos diversos conteúdos publicados diretamente sem paywall, todos os textos e imagens publicados pela revista ficam acessíveis a todos os leitores depois de três meses da publicação original.
Em modelo sem fins lucrativos e independente de grupos editoriais ou financeiros, a Quatro Cinco Um teve sua criação viabilizada em 2017 por meio de parcerias institucionais e de contribuições dos doze integrantes de seu Conselho Fundador, que atualmente reúne vinte pessoas. A revista tem fontes diversificadas de financiamento, sendo as assinaturas a principal delas, seguida por anúncios do mercado editorial, vendas em bancas e livrarias, projetos editoriais patrocinados e doações privadas. A revista foi fundada em 2017, pelos editores Paulo Werneck e Fernanda Diamant, que em março de 2019 deixou os quadros da Associação Quatro Cinco Um.
A Tinta-da-China Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, em 2012, pela editora Bárbara Bulhosa, para trazer para o Brasil os destaques de sua casa lisboeta, que fez fama em Portugal pela qualidade e independência. Depois de publicar 47 títulos, em 2022 a Tinta-da-China Brasil passou para a administração da Associação Quatro Cinco Um, que se encarregou de dar prosseguimento ao projeto editorial. Os principais eixos editoriais são literatura clássica e contemporânea — principalmente portuguesa — e ensaios de história, com desvios pelo humor, quadrinhos, jornalismo, infantojuvenil e a revista literária Granta em Língua Portuguesa.
A Feira do Livro foi criada em 2022 pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções, especializada na realização de exposições e feiras de arte. Por cinco dias, a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, é ocupada por dezenas de editoras, livrarias, instituições ligadas ao livro e à leitura, editores, escritores e sobretudo leitores. Com inspiração nas tradicionais feiras de rua de Porto Alegre, Lisboa e Madri, A Feira do Livro tem acesso gratuito e sem catracas e aposta na relação entre livros, espaço urbano e patrimônio histórico. Nos seus dois palcos são realizados debates com escritores nacionais e estrangeiros, sessões de autógrafos, lançamentos, oficinas e outras atividades.
19 mil m²
35 mil leitores
100 convidados
nacionais e
internacionais
+ 150 editoras, livrarias, coletivos e instituições
Além da revista, da editora e da feira, a Associação Quatro Cinco Um realiza projetos especiais ligados ao livro, à leitura e às bibliotecas, tais como consultorias e elaboração de projetos para empresas, escolas, instituições e outras organizações. A Associação Quatro Cinco Um também participa de campanhas, associações, redes e grupos de jornalismo independente, difusão da leitura e edição de livros, e realiza doações de livros para bibliotecas públicas e comunitárias de todo o país.